quarta-feira, 6 de julho de 2011

Capítulo I

Olá pessoal.

Esta é a nossa primeira quarta-feira, e, portanto, vou postar um trecho do primeiro capítulo. E como vocês ainda não conhecem a história, vou passar alguns esclarecimentos. Claraluz e o Poeta foi dividido em três partes: A Primeira é marcada pela apresentação dos personagens e suas características. A Segunda é o desenvolvimento da trama, resultado do romance que se estabeleceu entre Claraluz e Mandel, onde os personagens movimentam-se nesta espécie de tabuleiro de xadrez social, e a Terceira é marcada pelos resultados destas ações que desembocará no destino de cada personagem.

Capítulo I
Este capítulo narra a forma como Claraluz e Mandel se conheceram, através de uma sala de bate papo na internet. Claraluz usa o apelido de gata_medica e Mandel usa o apelido de lednam. No capítulo, os apelidos aparecem na frente dos diálogos, reproduzindo o formato de uma destas salas de bate papo que encontramos por ai. Procurei utilizar uma linguagem típica dos internautas nestes meios, inclusive as abreviaturas e expressões como vc (você), rsrsrs e outras que encontramos comumente. Tentei não exagerar nestas expressões para não tornar a leitura cansativa e ininteligível e, assim, mesclei formas de linguagem. Claraluz e Mandel se apaixonam rapidamente, pela força da poesia, elemento de encanto comum dos dois personagens.

Algumas observações:
> Claraluz cita a escritora Agatha Christie na conversa, que usa de características em suas obras que coincidem com vários capítulos do romance Claraluz e o Poeta. Os enigmas e suspenses.
> Partes de poesias, como as que aparecem neste trecho (Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Olavo Bilac) fazem parte da personalidade do romance recheado de poesias destes e outros autores.

E então, um trechinho do Capítulo I, e junto com ele, meu abraço caloroso.
Mauro Brandão

(...)

gata_medica: mas me diga, e este nick diferente, lednam, de onde veio?
lednam: olha, pra desvendar este mistério, não precisa nem chamar o detetive Hercules Poirot! – referindo-se ao personagem criado por Agatha Christie em muitas de suas obras – Ta mais fácil do que tirar pirulito da boca de neném.
gata_medica: deixa pensar... me dá 3 segundos...
gata_medica: já sei!!! Mandel é seu nome, certo?????
lednam: assim não vale!!! Mas tudo bem. Vc acertou a origem do nick lednam, e leva um Mandel pra casa, pra dormir no mesmo travesseiro que vc dorme...
gata_medica: mas é muito safado mesmo, gente!!! Como é cara-de-pau!!! kkkkkkkk
lednam: safado não, apaixonado à primeira teclada por uma gata que curou, como um milagre, o meu coração, e acendeu a poesia adormecida que estava triste por não ter um facho de luz para brilhar...
lednam: E para provar, me deixa recitar um pedaço de um poema de Cecília Meireles pra vc?
gata_medica: fique a vontade...
lednam: “Eu canto porque o instante existe...
lednam: e a minha vida está completa...
lednam: não sou alegre nem sou triste...
lednam: sou poeta...”
lednam: sou poeta, e fui curado graças a um anjo providenciou nosso encontro e iluminou novamente a minha alma poética...
gata_medica: gostei...
lednam: então vai outro pedaço, de Carlos Drummond de Andrade:
gata_medica: artilharia de peso... hummmmm...!!!
lednam: “O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar...
lednam: ... O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar...
lednam: ... O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar."
gata_medica: que lindo...!!!
lednam: e só mais um, de Olavo Bilac
gata_medica: pode...
lednam: “Eu vos direi: Amei para entendê-las...
lednam: Pois só quem ama pode ter ouvidos...
lednam: capaz de ouvir...
lednam: e entender as estrelas”
lednam: venha contar estrelas comigo, vamos viver a nossa alma humana, tão sufocada pelo teatro do absurdo que nos bate a porta dia-a-dia...
gata_medica: gostei muito... muito... Seu doido!!!
gata_medica: vc é um poeta com um senhor bico doce... quantas namoradas já arranjou pela internet? É difícil não se deixar levar por estas poesias maravilhosas... vc deve ter uma coleção...
lednam: que nada!!! – mudando o tom da conversa – Não costumo entrar nestas salas de bate-papo. Estava entediado e sem saber o que fazer. Entrei e sai em várias salas, e só insisti com vc por 2 motivos. Pq me atraí por este nick, gata_medica, e pq a minha intuição falou muito alto, e me disse que vc é uma mulher especial. Nunca recitei poesia para ninguém nestas salas de bate-papo.
gata_medica: eu tb não tenho costume. Nas poucas vezes que entrei, só fiquei observando como as pessoas se comunicavam por aqui, mas é a primeira vez que falo com alguém numa sala de bate papo. É impressionante como as cantadas dos homens são tão vazias e sem criatividade... vc, pelo menos, usou argumentos mais inteligentes e com muita poesia. Custei a lhe responder, mas fiquei observando a forma que me abordava. Percebi que vc pelo menos não se comportava como a maioria e resolvi responder. E gostei de ver outra coisa que foi quando citou o detetive Poirot. Me lembrei das histórias da Agatha Christie, que eu adorava ler quando tinha meus 16 anos.

(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário